Digladiam-se
as autoridades municipais nas questões do trânsito metropolitano. A cada ano
são maiores as dificuldades de locomoção com utilização do automóvel.
Inobstante grandes obras subterrâneas
na implantação de novos trechos de Metrô, não consta que o problema será
resolvido em curto prazo na cidade de São Paulo. Em Porto Alegre, uma metrópole
relativamente livre até a bem pouco tempo notam-se, de forma gradativa,
gargalos no trânsito. Tais gargalos devem ser creditados há falhas
administrativas e a obtusidade da autoridade de trânsito local. Sinaleiras sem
controle de fluxo, falta de sincronização, desleixo e não intervenção no
trânsito quando dos horários de pique, são apenas alguns itens observados.
Considerando as necessidades futuras, Porto Alegre tem um caminho natural
pronto onde não existe qualquer investimento: O lago Guaíba e os seus rios
tributários. Os caminhos são naturais e obviamente não requerem grandes somas
para a implantação de vias de transporte fluvial. Na questão do metrô de Porto Alegre
existem estudos quanto à implantação de uma via do metrô em direção a Alvorada.
O custo vai aos bilhões de reais com a necessidade de desapropriações.
A alternativa do Aeromóvel foi esquecida por técnicos e políticos. De fácil e rápida implantação, tal sistema de transporte em via elevada utiliza os canteiros centrais de avenidas, não necessita de grandes desapropriações, é silencioso, não poluente e custa 10% do valor de um metrô tradicional.
A alternativa do Aeromóvel foi esquecida por técnicos e políticos. De fácil e rápida implantação, tal sistema de transporte em via elevada utiliza os canteiros centrais de avenidas, não necessita de grandes desapropriações, é silencioso, não poluente e custa 10% do valor de um metrô tradicional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aerom%C3%B3vel
http://www.pucrs.br/aeromovel/