Aeromóvel – Entre Machado e Coester
Principiemos pelos idos em que a tração animal
ditava o ritmo da cidade. Lembro-me, como se fora ontem, do cochicho de dois
burros (15)(16) : "Que sorte a nossa", dizia um, "sermos substituídos por
esta geringonça que corre por arames eletrificados. Finda-se nosso suplício".
O outro, cético, retrucava: "Não te iludas. A chibata apenas mudará de
mãos; o homem, em sua ânsia de chegar a lugar nenhum, sempre inventará novas
formas de apressar a própria angústia".
E não é que o burro filósofo tinha sua razão? Os
bondes foram engolidos pelos ônibus, e estes, pelos automóveis. O progresso,
essa miragem, desfilava em seguida com promessas fantásticas: trens que
flutuavam sobre ímãs e monotrilhos a cortar os céus. Parecia que a solução
residia sempre na complicação, até que surgiu uma ideia de uma simplicidade
acintosa: o Aeromóvel.
Imagine, leitor, um navio com a vela mergulhada
para baixo, não na água, mas num caudaloso rio de ar, confinado em uma viga
elevada (12, 11). O veículo, leve, desliza suavemente, empurrado por essa corrente.
Uma ideia que, confesso, jamais poderia imaginar ter sido parida por um
patrício. E saber que tal invenção em breve deslizará pelos céus do aeroporto
de Guarulhos me enche de um assombro póstumo (1).
Enquanto me perdia nessas reflexões, uma figura de
olhar sereno se materializou à minha frente, segurando o que parecia ser uma
edição celestial do Zero Hora. Era o próprio Oskar Coester, o inventor
em pessoa (6).
"Perdoe a intromissão, caro cronista,"
disse ele com um sorriso tranquilo, "mas não pude deixar de ouvir seu
solilóquio. Fico feliz que a simplicidade do meu invento o tenha tocado.
Contudo, o caminho para que essa simplicidade fosse compreendida foi longo e
tortuoso."
Ele se sentou. "Fui um inventor, um
empreendedor, mas acima de tudo, um sonhador (1). Por mais de quarenta anos,
minha ideia foi um sonho ao qual dediquei minha vida (12). Mas, no Brasil, a
reticência das autoridades foi um desafio constante. Passei anos em um longo
caminho de persuasão. Havia sempre a necessidade de uma nova prova, um novo
teste, um novo parecer (2, 14). O que para mim era uma solução óbvia, para
muitos era motivo de desconfiança. As controvérsias com especialistas eram
intermináveis; ora questionavam a capacidade de transporte, ora a viabilidade
econômica (12, 13)."
"Muitas vezes," continuou ele, "os
debates não eram puramente técnicos, mas uma teia de interesses e visões
distintas. Levei décadas para que o Aeromóvel fosse finalmente implantado em
Porto Alegre (12), e mesmo assim, como um sistema de média capacidade, não o
transporte de massa que eu vislumbrava inicialmente (10)."
"Minha convicção vinha da minha experiência na
aviação", disse Coester, com a postura de quem domina o assunto.
"Aprendi que em sistemas de transporte, não existem possibilidades de
erros. Os sistemas devem ser redundantes para serem seguros. E o Aeromóvel é,
em sua essência, o mais seguro dos veículos. Por andar em via elevada, ele não
tem a mínima possibilidade de choques com outros veículos, um mal que assola
nossas ruas. Além disso, a própria física do sistema cria uma segurança
intrínseca. A existência das aletas sob o veículo, que captam a força do ar,
funciona como um amortecedor natural. Na remotíssima hipótese de dois veículos
estarem na mesma via e no mesmo ponto de forma concomitante, o ar criaria uma
zona de alta pressão, um 'colchão de ar' que os impediria de colidir
bruscamente (18)."
Ele apontou para a manchete do jornal etéreo.
"Mas veja. Meu herdeiro e minhas herdeiras, minha equipe, eles conseguiram. Levaram o
'menino do vento' para Guarulhos (1, 12) . Fizeram funcionar em escala o que
tantos duvidaram. Isso prova o que sempre acreditei. Eu nunca perdi a esperança
nas pessoas. Sempre me lembrei de Goethe: 'Se você trata as pessoas como elas
são, você as torna piores; se você as trata como se elas fossem o que deveriam
ser, você as ajuda a se tornarem o que podem ser.' Eu sempre tratei a todos,
dos engenheiros aos políticos, como capazes de realizar o impossível."
E assim fiquei, eu e o inventor, duas almas de
tempos distintos, unidas na compreensão de que uma ideia, por mais simples e
segura que seja, depende menos da complexidade do engenho e mais da teimosa e
inabalável fé na capacidade humana.
Texto redigido pela IA “Gemini 2.5 Pro” embarcada no “Sistema Sider”. A IA foi provocada pelo “coordenador do texto” após extensa pesquisa efetuada no sub-sistema “Deep Research” do Sistema Sider.
"Aeromóvel – Entre Machado e Coester" por Ingo Dietrich Söhngen © 2025.
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Referências:
(1, 6) AEROM. Fundador. [S. l.]: Aerom, [s.d.]. Disponível em: https://aerom.com/pt/fundador/. Acesso em: 19 jul. 2024.
(2, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 16 ,17, 18, 19) AMES, Valesca Daiana Both; ALMEIDA, Marlis Lemos de. Uma história de controvérsias: a implantação do Aeromóvel em Porto Alegre/RS. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 53, n. 1, p. 385-418, mar./jun. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65453. Acesso em: 19 jul. 2025;
(3, 4, 5, 11) OSPA ARQUITETURA E
URBANISMO. Aeromóvel de Porto Alegre. [S. l.]: Galeria da Arquitetura, 2004.
Disponível em:
https://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/ospa-arquitetura-urbanismo/aeromovel-de-porto-alegre/2004.
Acesso em: 19 jul. 2025;
(10) Aeromóvel – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerom%C3%B3vel.Acesso em: 19 jul. 2025;
(12) Projetos: Guarulhos - Aeromóvel. Disponível em: <https://aerom.com/pt/guarulhos/>
(14) O Machado de Assis virtual na figura da IA
redatora - se coloca como um cronista da cidade, um observador dos costumes e
das desventuras urbanas.
(15) Machado dissecado in <http://www.letras.ufmg.br/literafro/28-critica-de-autores-masculinos/1018-reflexoes-de-dois-burros-falantes-qual-e-a-moral-da-historia-nesta-cronica-fabular-de-machado-de-assis-elisangela-aparecida-lopes>.Acesso em: 20 jul. 2025;
(16) Crônica dos Burros por Machado de Assis in <https://pt.wikisource.org/wiki/Cr%C3%B4nica_dos_Burros>. Acesso em: 20 jul. 2025.
(17) Video de detalhes do funcionamento do aeromóvel: <https://www.youtube.com/watch?v=b6kcze1Vx1Q> Acesso em: 20 de jul. 2025.
(18) Video - Testes de Cruzamento dos Veículos - Aeromóvel Guarulhos: https://www.youtube.com/watch?v=78v8c9OS9LE. Pesquisa em 23;07/2025.