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sábado, 19 de julho de 2025

 Aeromóvel – Entre Machado e Coester


Oskar Coester - Créditos Aerom 

Se me fosse dado o dom de recontar as crônicas desta nossa urbe, quiçá com a mesma pena que um dia descrevi as veleidades de Capitu, eu não me furtaria a narrar a saga do transporte, essa eterna comédia dos desencontros humanos (14).

Principiemos pelos idos em que a tração animal ditava o ritmo da cidade. Lembro-me, como se fora ontem, do cochicho de dois burros (15)(16) : "Que sorte a nossa", dizia um, "sermos substituídos por esta geringonça que corre por arames eletrificados. Finda-se nosso suplício". O outro, cético, retrucava: "Não te iludas. A chibata apenas mudará de mãos; o homem, em sua ânsia de chegar a lugar nenhum, sempre inventará novas formas de apressar a própria angústia".

E não é que o burro filósofo tinha sua razão? Os bondes foram engolidos pelos ônibus, e estes, pelos automóveis. O progresso, essa miragem, desfilava em seguida com promessas fantásticas: trens que flutuavam sobre ímãs e monotrilhos a cortar os céus. Parecia que a solução residia sempre na complicação, até que surgiu uma ideia de uma simplicidade acintosa: o Aeromóvel.

Imagine, leitor, um navio com a vela mergulhada para baixo, não na água, mas num caudaloso rio de ar, confinado em uma viga elevada (12, 11). O veículo, leve, desliza suavemente, empurrado por essa corrente. Uma ideia que, confesso, jamais poderia imaginar ter sido parida por um patrício. E saber que tal invenção em breve deslizará pelos céus do aeroporto de Guarulhos me enche de um assombro póstumo (1).

Fonte 17

Enquanto me perdia nessas reflexões, uma figura de olhar sereno se materializou à minha frente, segurando o que parecia ser uma edição celestial do Zero Hora. Era o próprio Oskar Coester, o inventor em pessoa (6).

"Perdoe a intromissão, caro cronista," disse ele com um sorriso tranquilo, "mas não pude deixar de ouvir seu solilóquio. Fico feliz que a simplicidade do meu invento o tenha tocado. Contudo, o caminho para que essa simplicidade fosse compreendida foi longo e tortuoso."

Ele se sentou. "Fui um inventor, um empreendedor, mas acima de tudo, um sonhador (1). Por mais de quarenta anos, minha ideia foi um sonho ao qual dediquei minha vida (12). Mas, no Brasil, a reticência das autoridades foi um desafio constante. Passei anos em um longo caminho de persuasão. Havia sempre a necessidade de uma nova prova, um novo teste, um novo parecer (2, 14). O que para mim era uma solução óbvia, para muitos era motivo de desconfiança. As controvérsias com especialistas eram intermináveis; ora questionavam a capacidade de transporte, ora a viabilidade econômica (12, 13)."

"Muitas vezes," continuou ele, "os debates não eram puramente técnicos, mas uma teia de interesses e visões distintas. Levei décadas para que o Aeromóvel fosse finalmente implantado em Porto Alegre (12), e mesmo assim, como um sistema de média capacidade, não o transporte de massa que eu vislumbrava inicialmente (10)."

"Minha convicção vinha da minha experiência na aviação", disse Coester, com a postura de quem domina o assunto. "Aprendi que em sistemas de transporte, não existem possibilidades de erros. Os sistemas devem ser redundantes para serem seguros. E o Aeromóvel é, em sua essência, o mais seguro dos veículos. Por andar em via elevada, ele não tem a mínima possibilidade de choques com outros veículos, um mal que assola nossas ruas. Além disso, a própria física do sistema cria uma segurança intrínseca. A existência das aletas sob o veículo, que captam a força do ar, funciona como um amortecedor natural. Na remotíssima hipótese de dois veículos estarem na mesma via e no mesmo ponto de forma concomitante, o ar criaria uma zona de alta pressão, um 'colchão de ar' que os impediria de colidir bruscamente (18)."

Ele apontou para a manchete do jornal etéreo. "Mas veja. Meu herdeiro e minhas herdeiras, minha equipe, eles conseguiram. Levaram o 'menino do vento' para Guarulhos (1, 12) . Fizeram funcionar em escala o que tantos duvidaram. Isso prova o que sempre acreditei. Eu nunca perdi a esperança nas pessoas. Sempre me lembrei de Goethe: 'Se você trata as pessoas como elas são, você as torna piores; se você as trata como se elas fossem o que deveriam ser, você as ajuda a se tornarem o que podem ser.' Eu sempre tratei a todos, dos engenheiros aos políticos, como capazes de realizar o impossível."

E assim fiquei, eu e o inventor, duas almas de tempos distintos, unidas na compreensão de que uma ideia, por mais simples e segura que seja, depende menos da complexidade do engenho e mais da teimosa e inabalável fé na capacidade humana.

Texto redigido pela IA “Gemini 2.5 Pro” embarcada no “Sistema Sider”. A IA foi provocada pelo “coordenador do texto” após extensa pesquisa efetuada no sub-sistema  “Deep Research” do Sistema Sider.


 Imagem Wikipédia Commons https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Visita_ao_Canteiro_de_Obras_do_Aerom%C3%B3vel_no_Aeroporto_de_Guarulhos.jpg


"Aeromóvel – Entre Machado e Coester" por Ingo Dietrich Söhngen © 2025.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).

Disponível em: https://sohngen.blogspot.com/2025/07/aeromovel-entre-machado-e-coester-oskar.html

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Referências:

(1, 6) AEROM. Fundador. [S. l.]: Aerom, [s.d.]. Disponível em: https://aerom.com/pt/fundador/. Acesso em: 19 jul. 2024.

(2, 7, 8, 9,  12, 13, 14, 15, 16 ,17, 18, 19) AMES, Valesca Daiana Both; ALMEIDA, Marlis Lemos de. Uma história de controvérsias: a implantação do Aeromóvel em Porto Alegre/RS. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 53, n. 1, p. 385-418, mar./jun. 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65453. Acesso em: 19 jul. 2025;

(3, 4, 5, 11) OSPA ARQUITETURA E URBANISMO. Aeromóvel de Porto Alegre. [S. l.]: Galeria da Arquitetura, 2004. Disponível em: https://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/ospa-arquitetura-urbanismo/aeromovel-de-porto-alegre/2004. Acesso em: 19 jul. 2025;

 (10) Aeromóvel – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerom%C3%B3vel.Acesso em: 19 jul. 2025;

(12) Projetos: Guarulhos - Aeromóvel. Disponível em: <https://aerom.com/pt/guarulhos/>

(14)  O Machado de Assis virtual na figura da IA redatora - se coloca como um cronista da cidade, um observador dos costumes e das desventuras urbanas. 

(15) Machado dissecado in <http://www.letras.ufmg.br/literafro/28-critica-de-autores-masculinos/1018-reflexoes-de-dois-burros-falantes-qual-e-a-moral-da-historia-nesta-cronica-fabular-de-machado-de-assis-elisangela-aparecida-lopes>.Acesso em: 20 jul. 2025;

(16)  Crônica dos Burros por Machado de Assis in  <https://pt.wikisource.org/wiki/Cr%C3%B4nica_dos_Burros>. Acesso em: 20  jul. 2025.

(17) Video de detalhes do funcionamento do aeromóvel: <https://www.youtube.com/watch?v=b6kcze1Vx1Q> Acesso em: 20 de jul. 2025. 

(18) Video - Testes de Cruzamento dos Veículos - Aeromóvel Guarulhos:  https://www.youtube.com/watch?v=78v8c9OS9LE. Pesquisa em 23;07/2025.